Aprender Brincando

Pesquisas mostram que habilidades alimentadas e desenvolvidas através da brincadeira constituem a base para visão de mundo de uma criança e exercem uma forte influência em toda a sua vida adulta.

Por isso, os brinquedos da Coruja Maruja buscam desenvolver habilidades diferentes, sempre adequados para a faixa etária de cada criança. Um mesmo brinquedo pode ser utilizado de formas diferentes por crianças maiores e por bebês, ajudando-os a desenvolver aspectos distintos de suas habilidades. Além disso, a variedade de materiais (brinquedos de madeira, de tecido, de borracha, de plástico, etc) estimula e ajuda os pequenos na sua compreensão das coisas palpáveis.

Para ajudar os pais a entenderem melhor como cada brinquedo pode entreter e ensinar seus filhos, cada brinquedo vem acompanhado de uma fichinha com a descrição de suas características, dicas de brincadeiras e um ícone que ilustra quais aspectos ele ajuda a desenvolver melhor.

Entenda o que significa cada um dos ícones:

imageDesenvolvimento físico: Brinquedos nesta categoria são aqueles que estimulam os sentidos, através de texturas diversas, por ex, e que ajudam a desenvolver habilidades motoras finas - ações menores como pegar coisas entre o polegar e o dedo ou mexer os dedos dos pés - e habilidade motoras amplas, que são movimentos de maior amplitude, com braços, pernas, ou o corpo inteiro, como em brincadeiras de chutar, correr e pular.

imageDesenvolvimento cognitivo: Bebês são como pequenos cientistas. A maneira como eles parecem estudar cada objeto novo alude à quantidade imensa de informações que cada descoberta traz. Entram nessa categoria os brinquedos que estimulam o desenvolvimento do pensamento lógico e ajudam as crianças a conectar informações, como quebra-cabeças, brinquedos de montar, encaixar, categorizar e brinquedos que ensinam formas, cores, números e ação-consequência.

imageDesenvolvimento criativo: A criatividade deve ser incentivada em toda a infância, e brinquedos que envolvem criações, como os de desenhar, modelar, os musicais ou os que oferecem múltiplas maneiras de brincar ajudam a criança a desenvolver e fazer uso da criatividade. Incentivar as crianças a usar um brinquedo de maneira diferente da conhecida é um bom exercício criativo.

imageDesenvolvimento linguístico: Inteligência linguística é a habilidade de usar sons para se expressar e entender o que os outros dizem. Brinquedos com músicas cantadas e historinhas aperfeiçoam a capacidade de diferenciar sons, inflexões e ritmos das palavras e ajudam no desenvolvimento linguístico.

imageDesenvolvimento emocional: Brinquedos que ajudam as crianças a expressar e controlar suas emoções e a interagir com os outros, incentivando a sociabilidade fazem parte dessa categoria. Ao completar com sucesso uma tarefa ou desafio, a auto-estima da criança se fortalece, contribuindo para o sentimento de aceitação e segurança. Brinquedos que proporcionam esses desafios, que possibilitam brincadeiras coletivas ou que viram amigos das crianças em brincadeiras de faz-de-conta ajudam no desenvolvimento emocional.

“É no brincar, e somente no brincar que o indivíduo, criança ou o adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu” . (Winnicott ,1975 p. 12)